Neste Blog colocamos nossas fotos das cidades que visitamos.

Neste Blog relatamos com textos e fotos os lugares que visitamos.

Viajar é preciso, pois faz bem pra alma.
Viajar é preciso, pois nos ensina.
Viajar é preciso, pois temos que nos preparar, calcular cada etapa para que dê tudo certo.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Teatro Solís - Montevidéu

Não dá para visitar Montevidéu e deixar de visitar o Teatro Solís.
É cobrada uma tacha para visitação, mas vale a pena. Há monitores que apresentam o teatro tato no espanhol como no português.   
O teatro foi inaugurado em 1856 na presença do presidente Gabriel Antonio Pereira, com a representação da ópera Ernani de Verdi, embora a ideia de ter um teatro de nível internacional na capital da jovem república quase sempre existiu. 
O nome do teatro faz referência ao navegante espanhol Juan Díaz de Solís, que foi comandante da primeira expedição europeia a penetrar no Rio de la Plata. Antes de o nome ser escolhido tinham-se arranjado outros, como Teatro del Progreso, Teatro de la Empresa e Teatro del Sol (devido ao grande sol que coroa a fachada do edifício).
Pedaço da antiga muralha que rodeava montevidéu

A guerra civil que se prolongou de 1838 até 1851 começou os trabalhos de construção do teatro em 1842 e que foram interrompidas no ano de 1852 pelo Cerco a Montevidéu durante a Guerra Grande. No momento da inauguração ainda não estava acabado, faltando as asas laterais provocando um contraste importante entre a central telefônica e os espaços laterais vazios. Estes levantaram-se entre os anos de 1869 e 1874 e uma vez terminados eles não foram dedicados à atividade teatral, mas para locais comerciais.
Para assistir os espetáculos, todos os assentos, incluindo os camarotes custam o mesmo preço. Aqui, os camarotes não são para aqueles que pagam mais. O teatro é um exemplo de democracia. 
Segundo uma monitora, o governo financia a busca de pessoas moradoras das regiões distantes para poderem usufruir desse rico patrimônio cultural.  










A fachada principal de Solís tem semelhanças à do Teatro Carlo Felice, Génova, o teatro tem uma forma ligeiramente elíptica, como a do Teatro alla Scala, de Milão, embora o interior do Solís mantenha uma semelhança notável com outro teatro italiana, o Teatro Metastasio de Prato, perto de Florença.
O teatro possuí as características típicas dos teatros líricos, com orquestra e 4 anéis conhecidos como Baixo Tertulia, Tertulia alto, Panela e Paraíso.






O teatro é composto por uma segunda sala, na qual o público fica muito próximo dos atores que acaba promovendo uma interação mais calorosa com entre público e atores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário